Psicóloga Clínica - Av. da Republica, Lisboa

Criar um Site Grátis Fantástico

DISLEXIA

DISLEXIA

                                                                                                                                                                                                                                DIS –  distúrbio

 LEXIA - (do  latim) leitura; (do grego) linguagem

 DISLEXIA-  dificuldades na leitura e escrita

A definição mais usada na actualidade é a  do Comitê de Abril de 1994, da International Dyslexia Association - IDA,  que diz:

"Dislexia é um dos muitos distúrbios de aprendizagem. É um  distúrbio específico da linguagem, de origem constitucional, caracterizado pela  dificuldade de decodificar palavras simples. Mostra uma insuficiência no  processo fonológico. Estas dificuldades de decodificar palavras simples não são  esperadas em relação a idade. Apesar de submetida a instrução convencional,  adequada inteligência, oportunidade sócio-cultural e não possuir distúrbios  cognitivos e sensoriais fundamentais, a criança falha no processo de aquisição  da linguagem. A dislexia é apresentada em várias formas de dificuldade com as  diferentes formas de linguagem, freqüentemente incluídas problemas de leitura,  em aquisição e capacidade de escrever e soletrar."

 

DISLEXIA

Em 2003, a “Associação Internacional de Dislexia”, em colaboração com os investigadores do “National Institute of Child Health and Human Development”, desenvolveu uma definição para a dislexia:

“Dislexia é uma incapacidade específica de aprendizagem, de origem neurobiológica. É caracterizada por dificuldades na correcção e/ou fluência na leitura de palavras e por baixa competência leitora e ortográfica. Estas dificuldades resultam de um Défice Fonológico, inesperado, em relação às outras capacidades cognitivas e às condições educativas. Secundariamente podem surgir dificuldades de compreensão leitora e experiência de leitura reduzida que pode impedir o desenvolvimento do vocabulário e dos conhecimentos gerais”. Esta definição vem evidenciar que a principal característica da dislexia são as dificuldades a nível da leitura e da ortografia, sendo essas dificuldades originadas por um défice fonológico, estando intactas todas as outras competências cognitivas.

“Dislexia é uma perturbação neuro-desenvolvimental, de origem biológica, com impacto no processamento da linguagem, que envolvem uma série de manifestações clínicas.

défice fonológico afecta a maioria das crianças disléxicas ¨Do seu problema reside na codificação fonológica (fonética verbal) dado que fracassam em tarefas de soletração, leitura e escrita (Torres & Fernandez, 2001: 12). As palavras de Rourke & Satz, ¨Do hemisfério esquerdo destas crianças é ineficiente ou disfuncional¡¬ (1976, cit. in Fonseca, 2008: 507) vão ao encontro das de outros autores aqui analisados. É também possível defender que o hemisfério esquerdo destas crianças apresenta diferenças relativamente ao das crianças sem dislexia. Factores genéticos e condições ambientais desfavoráveis devem ser sempre considerados no estudo etiológico dos distúrbios de leitura e escrita.

Sintomas

Os sintomas variam de acordo com os diferentes graus de gravidade do distúrbio e tornam-se mais evidentes durante a fase da alfabetização. Entre os mais comuns encontram-se as seguintes dificuldades:

1) para ler, escrever e soletrar;

2) de entendimento do texto escrito;

3) para de identificar fonemas, associá-los às letras e reconhecer rimas e aliterações;

4) para decorar a tabuada, reconhecer símbolos e conceitos matemáticos (discalculia);

5) ortográficas: troca de letras, inversão, omissão ou acréscimo de letras e sílabas (disgrafia);

6) de organização temporal e espacial e coordenação motora.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito por equipe multidisciplinar (médico, psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo, neurologista).

É de extrema importância estabelecer o diagnóstico precoce para evitar que sejam atribuídos aos portadores do transtorno rótulos depreciativos, com reflexos negativos sobre sua auto-estima e projeto de vida.

Critérios de Diagnóstico de Perturbação da Leitura segundo o DSM-IV

 

A. O rendimento na leitura, medido através de provas normalizadas de exactidão ou compreensão da leitura, aplicadas individualmente, situa-se substancialmente abaixo do nível esperado para a idade cronológica do sujeito, quociente de inteligência e escolaridade própria para a sua idade.

B. A perturbação do critério A interfere significativamente com o rendimento escolar ou actividade da vida quotidiana que requerem aptidões de leitura.

C. Se estiver presente um défice sensorial, as dificuldades de leitura são excessivas em relação ás que lhe estariam habitualmente associadas.

 

Tratamento

Ainda não se conhece a cura para a dislexia. O tratamento exige a participação de especialistas em várias áreas (neuropediatra, pedagogia, fonoaudiologia, psicologia, etc.) para ajudar o portador de dislexia a superar, na medida do possível, o comprometimento no mecanismo da leitura, da expressão escrita ou da matemática.

 

 

Translate this Page

Rating: 2.5/5 (193 votos)




ONLINE
1










Total de visitas: 26272