Psicóloga Clínica - Av. da Republica, Lisboa

Criar uma Loja Virtual Grátis

AUTO-ESTIMA

AUTO-ESTIMA

 

 

 

 

 

Como melhorar a auto-estima

 

Se você sente-se que a sua auto-estima está comprometida, ou seja, sente-se dificuldade na relação familiar, profissional, amorosa e social, o melhor é procurar ajuda profissional para trabalhar a sua auto-estima, pois a auto-estima pode ser mudada a qualquer momento de sua vida.

A auto-estima contribui para o sucesso a nível pessoal, social e profissional. Em termos psicológicos, a auto-estima refere-se, em geral, à forma como cada um se sente, se está mais ou menos satisfeito consigo, com aquilo que faz e com as pessoas com quem convive.

 

Pessoas consideradas com baixa auto-estima, são geralmente pessoas pessimistas, que passam a vida a lamentar, angustiadas, ansiosas , inseguras , não têm amor próprio, sensíveis. São pessoas com mentalidades negativas.

Pessoas com auto-estima elevado, são pessoas optimistas, com amor próprio, autoconfiança acredita em suas capacidades e não desisti fácil é determinado.

Uma condição para desenvolver a auto-estima é assumir uma atitude positiva perante a vida, identificar os aspectos positivos da própria pessoa, ter a convicção de que todos os acontecimentos podem ser vistos segundo a cor dos óculos que colocamos.

  É necessário conhecer e implantar estratégias que elevem a auto-estima, como aproveitar as situações quotidianas para mostrar a si mesmo que é capaz de realizar bem o que quer, ao mesmo tempo que consegue eliminar as situações que possam baixar o grau de apreciação pessoal.

É possível modificar a auto-estima, mesmo durante a idade adulta, pois este constructo é muito influenciado por outras variáveis. Muitas vezes, novas situações de vida representam ocasiões de mudança e de melhoria da auto -estima. Mas cumulativamente, também são necessários tempo e esforço para que tal se verifique.

A auto-estima é um processo dinâmico ao longo de toda a história da pessoa. Na infância, a criança desenvolve esta competência como consequência das influências daqueles com quem convive e de acordo com o seu desenvolvimento biológico e cognitivo. Na idade adulta, a pessoa também sofre as influências do ambiente que a rodeia, no entanto já pode reflectir sobre essas influências e decidir, parcialmente, sobre o grau de interferência que o exterior pode ter sobre a sua percepção. O crescente interesse pela competência da auto-estima é justificado pelo facto de este constructo ter um papel relevante no funcionamento saudável da pessoa, um bom nível de auto-estima está relacionado com um estado de bem-estar psicológico e de integração social.   É possível melhorar a auto-estima na idade adulta, desde que a pessoa esteja disposta a modificar o modo como se relaciona consigo mesma, com os outros e com as suas acções.

 

Translate this Page

Rating: 2.5/5 (193 votos)




ONLINE
1










Total de visitas: 26273